como limpar impressora como limpar impressora

5 dicas de como limpar a impressora sem prejudicar o equipamento

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Manter seus equipamentos eletrônicos funcionando em dia é essencial, mas esse cuidado não se resume ao abastecimento de toner ou tinta e à reposição de peças. É importante saber como limpar impressora regularmente. As limpezas periódicas ajudam a garantir o bom funcionamento das máquinas e evitam a necessidade de tantas manutenções.

Para ajudar você a identificar quando e como fazer uma boa limpeza, selecionamos um pequeno roteiro com 5 dicas de como limpar impressora corretamente. Acompanhe!

1. Verifique a opção de limpeza do sistema

Antes de começar a limpeza física, verifique a função “limpeza” no próprio sistema da impressora. Esse mecanismo deve ser acionado antes de qualquer outra ação para limpar os componentes internos. Ele garante que a saída da tinta seja feita corretamente, de acordo com a programação do sistema. Feito isso, a limpeza física pode ser realizada.

2. Prepare os utensílios de limpeza

Atente para alguns detalhes que demonstram a necessidade de fazer uma limpeza. O mau funcionamento já é um indicador importante, que costuma resultar em papel engasgando, mais de uma folha imprimindo a mesma página, barulhos incomuns, falhas etc. A lista é variada.

Comece o processo limpando o local onde a impressora está acomodada, se possível, forrando a superfície. Desligue da tomada antes de manusear e mantenha recipientes com líquidos longe do equipamento. Qualquer peça que necessite do uso de água ou outro tipo de solução líquida deverá ser manuseada separadamente e sem contato direto.

3. Retire o cartucho e limpe a cabeça de impressão

Essa peça é um componente de impressoras jato de tinta, composta por pequenos orifícios que pulverizam a tinta no papel. Se houver muita tinta acumulada ou a cabeça estiver entupida, a impressão ficará com uma qualidade péssima.

Você pode retirar os cartuchos do carrinho de impressão e, com um cotonete seco, remova a tinta excessiva. Mas, atenção! Tome muito cuidado para não tocar nos conectores que ficam dispostos na parte de trás dos cartuchos. Mas, se for inevitável, limpe delicadamente com uma borracha branca escolar.

Se os orifícios estiverem muito obstruídos ou as engrenagens impregnadas de tinta, o ideal é adotar um processo de limpeza mais avançado pelas mãos de pessoal especializado. Felizmente, impressoras mais modernas são projetadas para que raramente ou nunca seja preciso limpar o seu interior manualmente.

4. Desentupa os bicos de tinta

Impressoras com pouco uso ou paradas podem resultar em entupimento dos bicos, já que a tinta seca. O uso de tintas de qualidade inferior também pode causar o mesmo problema, uma vez que elas não têm a tecnologia correta para fluir pelos bicos, que são muito estreitos nas impressoras jato de tinta com alta resolução.

No entanto, para desentupir os bicos, você pode usar o mesmo procedimento adotado para a cabeça de impressão. Em casos de entupimentos mais difíceis, use álcool isopropílico e aplique por meio de conta gotas ou seringas. Além disso, faça a execução de outro ciclo de limpeza.

Contudo, a melhor maneira de deixar a sua impressora funcionando adequadamente é evitando medidas radicais de limpeza por meio da manutenção certa e recomendada.

5. Faça a limpeza externa

Para evitar o acúmulo de pó ou outras impurezas, deixe sempre um tecido ou capa de plástico por cima da impressora. Impressoras a jato de tinta podem soltar pequenos volumes de tinta que se depositam no gabinete e se tornam visíveis com o tempo.

Caso isso aconteça, um pedaço de pano levemente umedecido apenas com água é suficiente para retirar depósitos de poeira, tinta, impressões digitais e manchas. O mesmo vale para a bandeja e os vidros das impressoras multifuncionais.

Demonstramos como limpar impressora da forma correta contribui muito para a redução de custos de qualquer empresa. Basta um pouco de organização para reservar um tempo especialmente dedicado a esses cuidados básicos.

Se você pretende encontrar outras formas que também possam colaborar com a economia na hora de imprimir documentos, entenda como calcular o custo de impressão na sua empresa!

Posts relacionados

Deixe uma resposta