como desentupir um cartucho como desentupir um cartucho

Afinal, como desentupir um cartucho? Conheça nossas dicas!

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Um cartucho de tinta entupido não imprime com eficácia, o que causa muito aborrecimento na sua rotina. Isso é ainda pior se você utiliza a impressora de forma profissional e com frequência, já que a cada falha ocorre uma queda na produtividade. Por isso, é importante saber como desentupir um cartucho.

Inicialmente, é fundamental deixar claro que um cartucho pode ser entupido por motivos diversos, como passar meses ou até semanas sem utilizar o aparelho. Então, quando ele finalmente é exposto ao ar, há uma falha em suas funções. Quando você entende isso e sabe como reverter o quadro, fica mais fácil garantir a eficácia do equipamento.

Quer saber como desentupir um cartucho de tinta para não ter mais esse tipo de dor de cabeça? Confira nosso post e descubra algumas dicas!

Realizar o procedimento de calibração e limpeza indicadas na impressora

A opção mais viável antes de executar qualquer ação é se certificar de que o cartucho está realmente entupido. As impressoras mais modernas indicam o nível de tinta no visor do equipamento.

Se ainda houver tinta, possivelmente ela precisa de manutenção para um melhor funcionamento. Assim, confira as informações do fabricante para realizar o procedimento de calibração e limpeza. A localização do primeiro recurso pode variar de acordo com o modelo, marca e versão do drive instalado no computador.

A mesma atenção às recomendações do fabricante são necessárias na limpeza. Limpezas caseiras não são indicadas para desentupimento de cartuchos. Mesmo que alguns consumidores consigam ter resultados satisfatórios, existe o risco de danificar o cartucho.

Mergulho em água quente

Para desentupir o cartucho de tinta em água quente é necessário contar com uma vasilha, guardanapos e água deionizada. Cerca de dois dedos dela deve ser introduzido na vasilha e cobrir a cabeça do cartucho. Feito isso a água deve ser aquecida no micro-ondas. Porém, cuidado com o nível de temperatura para não danificar o produto.

Após se certificar disso, coloque o cartucho na vasilha com água e espere até a tinta vazar. Assim, faça um teste com o guardanapo e não esqueça de secá-lo bem.

Gotejamento

Nesse caso será necessário contar com solução de limpeza, conta-gotas e guardanapos. Mas, cuidado: esse método não é recomendado para cartuchos Epson. Coloque o cartucho em uma superfície com os bocais virados para cima. Com o conta-gotas, pingue três vezes nessa área do cartucho.

Feito isso, espere um momento e passe um guardanapo seco para verificar o desentupimento. Se o cartucho manchar o papel de forma uniforme, ocorreu tudo bem. Se não for dessa forma, você deve repetir o processo.

Como você pôde perceber até aqui, os métodos de como desentupir o cartucho de tinta podem variar de cartucho para cartucho. Além disso, há outras coisas que interferem, como a marca ou versão. Tenha cuidado com a limpeza para não prejudicar nem o produto e nem a impressora. Lembre-se também de realizar manutenções periódicas para melhores resultados.

Gostou do nosso post? Aproveite para conferir também os 4 principais problemas com impressoras e como corrigir e se aprofunde na temática!

Posts relacionados

Deixe uma resposta