problemas com impressoras problemas com impressoras

Conheça os 4 principais problemas com impressoras e como corrigir!

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Uma impressora pode ser o equipamento perfeito para que o funcionário de uma empresa imprima o que for necessário com toda conveniência e facilidade, sem precisar se deslocar. Porém, existem alguns problemas com impressoras que podem estragar toda essa sua comodidade, gerar dores de cabeça e aumentar os custos.

Então, imagine a seguinte situação: durante o seu expediente é necessário realizar algumas impressões, como quase todos os dias. No entanto, há uma muito mais urgente e importante. Você envia o documento para a impressora, porém, a impressão sai cheia de manchas, listas e aranhões. É bem provável que não tenha sido apenas falta de sorte, e não adianta repetir a operação.

A impressão do seu documento importante e urgente precisará esperar, devido a um desses problemas com impressoras. Mas não se preocupe, muitos deles podem ser corrigidos. Continue a leitura e conheça os principais e suas soluções!

1. Vazamento de tinta e manchas indevidas

As manchas indevidas que estragam a qualidade de impressão costumam ser um problema comum. Normalmente, elas são causadas por sujeiras na parte interna do equipamento ou por meio do vazamento de tinta, que prejudica o bom funcionamento da impressora e traz dores de cabeça a qualquer um. Afinal, a tinta deve ficar devidamente depositada no papel, e não nas mãos ou nas roupas, que é o que pode acontecer acidentalmente.

A causa mais comum para as impressões borradas ou em branco é o longo tempo sem usar o aparelho. Isso pode fazer com que as tintas se ressequem e sua saída seja obstruída. Como solução, umedeça uma toalha de papel levemente até que a tinta seque. Mas antes, certifique-se que essa limpeza é realmente necessária.

Por exemplo, ao imprimir uma imagem em papel fotográfico, você vai perceber que um dos lados da folha não absorve tinta. Ou seja, não é sua impressora que está com defeito, mas você que colocou o papel no lado errado.

Em todo caso, é importante ter cuidado ao deslocar o cartucho de toner. Esse movimento pode derrubar tinta sobre a mesa, o que acaba exigindo tarefas de limpeza específicas. Além disso, evite inalar seu cheiro e usar aspirador de pó como solução para limpeza. Mas tenha cautela, pois o pó do toner — que é muito fino — pode vazar pelas saídas comumente existentes nos aspiradores.

2. Número excessivo de impressões

Um problema muito irritante relacionado à impressão, e que também pode ocasionar muitos custos desnecessários, são os documentos acumulados na fila de impressão. Ou seja, você almeja fazer um determinado número de impressões, mas, quando se dá conta, há uma enorme quantidade de material na espera para impressão.

Isso geralmente ocorre quando você não consegue imprimir um documento de primeira. Como solução, você acaba repetindo a operação e clicando em ‘’imprimir’’ diversas vezes, já que nada até o momento havia acontecido. Porém, logo mais a fila de impressão estará cheia.

Para evitar que situações como essas ocorram você deve verificar se há papel na impressora e se o existente é o mesmo que está definido nas configurações de impressão. Se esses métodos ainda não forem suficientes, ainda há outros procedimentos a serem feitos. Por exemplo:

  • abra o Gerenciador de Tarefas do Windows;
  • na aba ‘’Serviços’’, localize por ‘’Spooler’’, clique com o botão direito sobre ele e selecione a opção ‘’Interromper serviço’’;
  • feche o Gerenciador e o abra novamente. Feito isso, encontre ‘’Spooler’’ de novo, clique com o botão direito sobre ele e selecione ’’Iniciar serviço’’.

3. Papel atolado

O problema mais comum nas impressoras talvez seja esse, o ‘’engasgamento de papel’’. Essa situação atrapalha o rendimento de qualquer trabalho ao atrasar as operações. Você está lá, dedicado em seu expediente quando espera a finalização da impressão quando escuta o temido barulho de papel amassado.

A menos que alguém esteja próximo a você brincando de amassar papel, sua impressora engasgou. Geralmente, isso ocorre quando algo obstrui a passagem do papel ou a impressora tem dificuldades para movimentá-lo e realizar a impressão. A explicação para isso pode ser a umidade do papel que estava guardado na gaveta de impressão.

Felizmente, resolver essa situação é simples. Primeiro, desligue a impressora para evitar um problema mais grave. Identifique o compartimento do papel e faça a abertura do mesmo. Verifique essa entrada e se houver travas, libere-as. Depois, retire o papel atolado com cuidado, para que a parte mecânica da impressora não seja atingida.

Feito isso, confirme se o nome papel inserido esteja em condições normais e bem seco. Depois desse procedimento, você já está autorizado para ligar a máquina. Normalmente, a impressão continua de onde foi interrompida. Porém, se isso não ocorrer, repita a operação. Se ainda assim não obtiver sucesso, procure a assistência técnica.

4. Fila de impressão empacada

Se a rotina do seu trabalho exigir altas demandas de impressão, é natural que haja uma fila para impressão. No entanto, algumas impressoras podem ter limitação para esse tipo de procedimento e a fila pode empacar. Outra questão, como mencionamos, é que você pode clicar em ‘’Imprimir’’ várias vezes para conseguir um documento, mas, nada acontece. Quando vai conferir, a fila está cheia.

Em ambos os casos, as impressões desejadas não são efetivadas, você não pode cancelá-las e nem imprimir mais nada. Esse acaba sendo um problema muito comum e irritante para os usuários. O que pode ter acontecido é a impressora estar sem papel e\ou configurada para utilizar um tipo de papel (que não é o inserido no momento), o que impede a execução do seu trabalho.

Outra questão que pode acontecer é o documento enviado ser pesado demais. Conforme mencionado, algumas impressões apresentam limitações para determinados procedimentos. Nesse caso, a fila de espera trava. Como solução, você pode encerrar o processo ‘’spooler’’.

Portanto, evitar problemas com impressoras exige muitos cuidados, se você quiser evitar estresses diários e gastos desnecessários. Por isso, realize com frequência a limpeza e manutenção da impressora, além de escolher aparelho e toners de qualidade, de acordo com as demandas do seu escritório.

Então, gostou do nosso post? Você enfrentou algum problema na impressão que não foi mencionado no artigo? Deixe um comentário. Compartilhe a sua experiência sobre esse assunto!

Posts relacionados

Deixe uma resposta