escritório sustentável escritório sustentável

5 dicas de soluções para tornar seu escritório sustentável

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Um escritório sustentável deve cumprir alguns requisitos básicos em relação a sua dinâmica com o local em que está fixado. Ele deve, por exemplo, evitar o desperdício de recursos como água e energia elétrica, além de cuidar da redução do lixo e de sua gestão. Isso é muito importante para servir de exemplo para a sociedade e contribuir para o futuro da humanidade.

Neste texto trouxemos 5 dicas de práticas sustentáveis que ajudarão o seu escritório a se destacar na área ambiental. Então, continue lendo para receber todas essas informações!

1. Economia de água

O consumo de água é um dos fatores mais preocupantes hoje em dia. Dessa forma, para ter um escritório sustentável, é importante reduzir o gasto desse recurso natural finito. Pensando nisso, é preciso considerar os seus principais usos e buscar uma otimização.

O primeiro local a se pensar são os sanitários, onde a água é utilizada constantemente. Uma boa alternativa, é a instalação de torneiras se rosca, ou seja, aquelas que são acionadas por meio da pressão e fecham sozinhas. Já para o esgoto, a manutenção de privadas com dois tipos de descarga pode ser uma grande vantagem, uma mais leve para resíduos líquidos, e outra mais intensa, para resíduos sólidos.

Também vale a pena considerar a captação da água da chuva para posterior utilização para irrigação do jardim e até mesmo nas pias. Para isso, basta a instalação de uma cisterna e de um sistema de filtragem do líquido.

O reaproveitamento de água da pia para destinação não potável pode contribuir significativamente para a economia do recurso. Com isso, atividades como lavagem do estacionamento, limpeza interna e descarga não necessitarão de água limpa.

2. Redução do uso de descartáveis

Materiais descartáveis são um dos grandes vilões da geração de lixo, e, em uma empresa, isso pode ser ainda mais significativo. Pensando primeiro no de papel, para tornar um escritório sustentável, é preciso contar com as vantagens da era digital, empregando materiais digitais sempre que possível, para que possam ser compartilhados de maneira virtual. Dessa maneira, o uso de impressão física deve ser reservado para casos estritamente necessários.

Além disso, é preciso reduzir a utilização de copos descartáveis, entre pausas para café e para beber água, o descarte ao fim do dia pode ser imenso. Assim, a empresa pode investir em squeeze personalizadas para o uso individual dos funcionários. Outra boa dica é adicionar canecas de café na cozinha porque a higienização delas tem menor consumo de água do que a produção de plástico.

3. Consumo consciente de eletricidade

Além de ser uma despesa expressiva para o orçamento, o gasto excessivo de energia elétrica é um dos grandes vilões para alcançar a sustentabilidade. Dessa forma, é preciso adotar práticas que possam mitigar esses prejuízos. Pensando na iluminação, a troca de todas as lâmpadas pelos modelos LED é imperativa porque sua durabilidade é bem maior em relação aos modelos fluorescente e fosforescente, por exemplo.

Outra dica de grande importância é aproveitar ao máximo a luz natural do sol. Para isso, é preferível instalar o escritório em um local com janelas amplas. Durante o dia, as cortinas devem ficar abertas para que a luz possa entrar. Se o calor do sol for um problema, uma boa solução é trocar os vidros das janelas por versões que impedem que o ambiente esquente, ainda permitindo a penetração dos raios solares.

Para evitar o desperdício, vale a pena instalar temporizadores e sensores de movimento em áreas de uso comum. Também é indicado trocar os equipamentos por versões mais econômicas.

Os condicionadores de ar são ainda um fator preocupante para o meio ambiente. Por isso, eles devem ser usados de maneira consciente, ou seja, instalados na parte superior do ambiente, longe da incidência do sol e em um local com portas e janelas fechadas, para que o equipamento não seja sobrecarregado. Se possível, sua utilização pode ser suprimida em horários em que não está quente, como no começo da manhã.

4. Destinação adequada do lixo

Mesmo com a redução do uso de copos descartáveis e de papel, sempre há resíduos a serem descartados nas empresas. Por isso, um escritório sustentável deve se preocupar com a destinação do lixo produzido.

O primeiro passo para uma gestão de lixo adequada, é a separação ou coleta seletiva dos resíduos. A partir daí, os itens que forem recicláveis podem ser levados a outros locais como usinas de reciclagem. Ali, cada material será reaproveitado de acordo com a sua composição.

Quanto aos resíduos orgânicos, esses podem ser aproveitados para compostagem, gerado um solo rico para adubação do jardim ou mesmo de vasos de planta, que servem para tornar o ambiente de trabalho mais saudável.

5. Incentivo de práticas sustentáveis

É fato que muitos trabalhadores optam pelo deslocamento de casa ao trabalho a carro, devido a precariedade dos serviços coletivos de transporte. Devido a isso, a empresa acaba sendo responsável indiretamente pela geração de poluição atmosférica.

Para manter o conforto e a rapidez dos funcionários, um escritório sustentável pode considerar algumas soluções mais ambientalmente amigáveis. Quando há um número suficiente de colaboradores, a manutenção de um ônibus ou van fretados é muito vantajosa.

Outra opção interessante, é o incentivo do compartilhamento de carros particulares pelos funcionários. Dessa maneira, pode ser instalado um sistema rotativo de carona, em que um grupo de pessoas que moram próximas umas das outras faz o revezamento dos seus veículos para ir e voltar do trabalho.

Há ainda outras práticas que podem ser incentivadas pela empresa. Uma delas é o recolhimento de pilhas e baterias para que esses elementos tóxicos não sejam descartados no lixo comum. Outro é a captação de óleo de cozinha, evitando a sua deposição em encanamentos, sistemas de esgoto e rios.

A adoção de práticas preocupadas com o meio ambiente é importante não só para tornar um escritório sustentável, mas também para que ele se destaque frente a outras empresas. Dessa forma, é possível que a empresa ganhe representação em relatórios economia de recursos e sendo buscada por consumidores conscientes. Assim, a partir das dicas anteriores é possível alcançar esse status de maneira prática.

Assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos assim na sua caixa de entrada!

Posts relacionados

Deixe uma resposta