minha impressora hp não quer imprimir minha impressora hp não quer imprimir

Minha impressora HP não quer imprimir: saiba o que fazer!

7 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Tanto os usuários comuns que usam a impressora raramente em casa quanto os usuários avançados que trabalham com inúmeras impressões durante o dia em suas empresas vão dizer em algum momento a seguinte frase: “minha impressora HP não quer imprimir”. Ninguém vai escapar desse problema, afinal, é uma situação comum e que pode ter várias causas.

As máquinas podem apresentar diversos problemas irritantes. A tinta pode acabar rápido ou secar devido ao pouco uso, o papel pode ficar atolado, a luz pode piscar, mas o problema mais comum que atinge muitos usuários é quando ela simplesmente decide parar de imprimir.

Sua impressora parou de exercer a função dela? Então continue conosco, pois vamos listar aqui as causas mais comuns e o que você pode fazer em cada situação, antes de entrar em contato com o suporte técnico. Aproveite e boa leitura!

Luz piscando

A luz está piscando? Bom, saiba que esse é o passo inicial que você pode dar ao ver que a sua máquina parou de imprimir, ou seja, verificar se há alguma luz piscando. Normalmente, quando alguma luz pisca, aparece também alguma mensagem de erro no seu computador ou notebook.

Essa mensagem pode aparecer na barra de tarefas do Windows. Se você não encontrar a mensagem e não conseguir identificar a causa do problema, o mais indicado a fazer é recorrer ao manual da impressora para saber o motivo de a luz piscar, pois a posição das luzes vai variar de acordo com cada equipamento.

Papel preso

Alguns modelos mais antigos de impressora podem apresentar problemas de atolamento de papel. Isso ocorre quando o equipamento puxa diversas folhas, sobrecarregando o espaço pode onde somente uma folha pode passar, assim, deixa o papel preso.

Mas o que fazer quando aparece esse problema? Bom, em algumas máquinas, há um botão para solucionar o problema. Basta apertá-lo e ver se as folhas vão se soltar. Caso não resolva, é preciso desligar a impressora e puxar as folhas de forma manual, com muito cuidado e bem devagar, para que corra o risco de danificar os mecanismos da máquina.

Ao ligar a impressora após ter retirado todo o papel atolado, ela certamente vai fazer alguns barulhos anormais. Isso é comum, pois com os movimentos para retirar as folhas, é possível que o equipamento tenha sido desalinhado. Os ruídos são, portanto, o realinhamento dos mecanismos de impressão.

Confira, em seguida, se a máquina possui um compartimento para eliminar o papel atolado. Normalmente, ele fica localizado na parte de trás. Retire todo o restante de papel que você encontrar na impressora.

Se você teve que forçar para retirar as folhas e a máquina fez os ruídos estranhos, é importante fazer um novo alinhamento no computador. Para tanto, abra o software de soluções do equipamento e execute a ação de alinhamento dos cartuchos. Isso vai assegurar uma qualidade melhor na hora de imprimir os documentos.

Problemas relacionados à tinta na impressora

Muitas impressoras emitem um aviso assim que o cartucho é instalado de forma errada, mas como nem todos os equipamentos trazem esse sistema, é importante chegar manualmente. Então, abra a tampa e retire os cartuchos. Verifique se foi retirada a fita plástica, pois não fazer a vedação é um grande erro ao colocar novos componentes.

Encaixe os cartuchos novamente e analise se eles ficaram presos na máquina. Ao fazer isso, muitas impressoras vão imprimir uma página de calibração. Os cartuchos mal encaixados podem ser o problema da não impressão.

Conexão da impressora com o computador

A sua impressora parou de imprimir e você já tentou as etapas anteriores, mas não deu certo? A máquina está ligada na tomada e mesmo assim não faz impressões? Pois então pode ser um problema relacionado à conexão.

Você pode tentar algumas alternativas:

  • verifique se o cabo USB está realmente conectado tanto no equipamento quanto no computador;
  • se estiver usando um cabo USB 1.0, troque-o por um que tenha velocidade maior e faça a reinstalação da máquina no computador. O mesmo vale para a porta USB na qual a impressora está conectada;
  • se a impressora parou de fazer a impressão, e você desconfia que seja um problema de conexão, tente usar o cabo em outro aparelho para ter a certeza de que ele está realmente funcionando;
  • se você tem mais de uma entrada USB no seu computador, tente fazer a troca;
  • verifique se os drivers das suas portas estão instalados de forma correta. Basta digitar, na busca do Windows, o seguinte termo “Gerenciador de dispositivos”. Em “Controladores USB”, você vai certificar-se de que todos os drivers estão instalados corretamente. Se algum não estiver, vai aparecer um triângulo amarelo para identificar o problema. Então, você só vai precisar clicar com o botão direto e depois atualizar o driver. Se a sua máquina estiver conectada em uma porta cujo driver não está instalado, pronto, encontrou o motivo de ela não estar funcionando;
  • caso você identifique um problema com o driver da porta USB, faça a desinstalação e a instalação novamente.

Driver desatualizado

Os drivers são os responsáveis diretos pelo correto funcionamento da impressora. Dessa forma, um driver desatualizado pode acabar causando impressões em branco, pois algumas funções podem ter sido cortadas, o que limita o bom funcionamento do equipamento.

Se a máquina está imprimindo em branco, para solucionar o problema, é preciso acessar a central de ajuda do driver e buscar os links para fazer a atualização do programa. Normalmente, é bem fácil encontrá-los, já que apresentam uma categoria específica de atualizações.

Se o driver não tiver essa função instalada no seu notebook ou computador, você só vai precisar acessar o site da marca da impressora. Nele, certamente você vai encontrar a disponibilização das novas versões.

As impressoras podem funcionar de modo bem confiável por um longo tempo e fazer inúmeras impressões, mas também podem parar o seu funcionamento ou deixar de imprimir. Muitas vezes, o motivo é bem simples e a solução está bem nas mãos do usuário.

Sempre existe a possibilidade também de haver um dano físico. Mas é preciso lembrar que caso você não saiba manipular o equipamento, o mais indicado é contar com a ajuda de um profissional. Em alguns casos, um simples contato pode causar sérios danos aos componentes da máquina. Então, se você desconfiar de um problema maior, o melhor é encaminhar o equipamento para uma assistência técnica autorizada.

Se a sua impressora parou de fazer impressão, esperamos que as nossas dicas sejam úteis para resolver o problema. Se nenhuma solução apresentada aqui solucionar o problema, entre em contato com o suporte para ter orientações mais precisas!

Gostou do texto? Quer acompanhar as nossas atualizações para se informar mais? Então aproveite para seguir as nossa página no Facebook!

Posts relacionados

Deixe uma resposta