marketing verde marketing verde

Marketing verde: entenda o que é e como adotar na sua empresa

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Você já ouviu falar em marketing verde? Esse conceito é conhecido também como ecomarketing ou marketing ambiental, ou seja, é uma estratégia focada nos benefícios que os produtos oferecem no modo de produção ou na conduta de uma empresa em relação ao ambiente.

É um marketing com apelo ecológico, pois tem o intuito de demonstrar que uma marca cultiva consciência ambiental, muito em voga atualmente. Nesse sentido, é importante que as empresas não se limitem apenas à promoção da própria imagem, mas incorporem uma atitude genuína de transformação, bem como responsabilidade social, ambiental, econômica e cultural para que o conceito faça sentido.

A ideia está centrada na criação de riquezas com o mínimo impacto ao meio ambiente. Isso vai além das ações mais conhecidas como uso de materiais sustentáveis, reciclagem e frases de efeito em campanhas de conscientização. Outros benefícios também fazem a diferença. Quer saber quais são? Então, continue a leitura!

Quais são os principais benefícios do marketing verde?

O conjunto de ações deve se pautar em práticas adequadas, com a real intenção de produzir bens de consumo verdadeiramente sustentáveis que contribuam com a minimização do impacto ambiental. A seguir, selecionamos alguns dos principais benefícios que o marketing verde leva às empresas.

Fortalece a marca

É preciso entender que levantar a bandeira ecológica não é apenas mais uma tática para ganhar visibilidade. Cuidar da natureza é uma questão de sobrevivência da nossa espécie, por isso, deixar de investir em sustentabilidade nos dias de hoje é o mesmo que condenar uma organização ao fracasso.

Gestão sustentável é essencial no planejamento das empresas que desejam fortalecer a marca e garantir o seu posicionamento no mercado, atraindo a preferência do consumidor frente a concorrência.

Eleva a reputação da empresa com a comunidade

As pessoas procuram cada vez mais por marcas alinhadas às suas causas. A sustentabilidade está entre as preferidas, assim, associar a imagem institucional da sua companhia com uma autêntica preocupação com a natureza é uma estratégia acertada para garantir o sucesso do seu produto no mercado.

Cuida do meio ambiente

A adoção de uma postura ecologicamente engajada por meio do marketing verde exige a implementação de práticas de conscientização ambiental dentro da organização, sem nenhuma exceção. Isso pede uma reorganização na estrutura das funções para que as condutas estejam de acordo com a preservação do ambiente, desde ações como gestão de resíduos até a maneira como os colaboradores imprimem documentos e papéis.

Reduz custos

Um grande benefício do marketing verde nas empresas é a redução de custos com produção a médio e longo prazos. Isso se reflete pelas atitudes adotadas com tendência a diminuir a poluição e o gasto de energia e insumos. Empresas sustentáveis tendem a reduzir os custos fixos, os preços de venda e aumentar os lucros, uma vez que reciclam matéria-prima, deixando de desperdiçar material.

Como implementar o marketing verde na sua empresa?

É mais simples do que parece! Primeiramente, as atividades da corporação precisam reduzir os impactos ao ambiente de acordo com a possibilidade de cada ramo de negócio. É possível substituir produtos ou materiais que agridem a natureza por outros que minimizem os efeitos nocivos.

Para complementar as boas práticas, economize água, separe e destine o lixo corretamente. Crie, ainda, formas de aumentar a durabilidade dos seus produtos, promova conscientização interna e abrace a tecnologia como uma fiel aliada das suas ações sustentáveis, introduzindo, inclusive uma nova maneira de gerir os processos de impressão de papéis.

Aposte na gestão de impressão

Crie uma cultura de economia de papel e toner no ambiente corporativo, incentivando a impressão frente e verso, reutilização de papel impresso para rascunho, uso de papel reciclado sempre que viável e a implementação de um software de gestão de impressão. Outra solução eficaz é terceirizar os serviços de impressão para empresas especializadas que se encarregam de manter tudo funcionando corretamente.

Quando você consegue transformar a rotina da sua empresa com a ajuda da tecnologia aliada ao marketing verde, as tarefas são otimizadas, o tempo e o espaço de trabalho são mais bem aproveitados e a redução de gastos é considerável.

Gostou do nosso artigo? Então, curta nossa página no Facebook e acompanhe de perto mais dicas e conteúdos como este!

Posts relacionados

Deixe uma resposta