como imprimir no modo econômico como imprimir no modo econômico

Saiba como imprimir no modo econômico e diminuir os gastos

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Muitas empresas precisam realizar impressões diariamente e em muitas quantidades. Além dos gastos com papel serem uma das principais causas de desmatamento no mundo, isso ainda acarreta em custos para seu negócio. Quer saber como imprimir no modo econômico?

Boa parte dos gastos com impressões podem ser atenuados, basta apenas fazer os cálculos: um cartucho custa, em média, R$ 50,00 e o tonner pode ultrapassar os R$ 200,00. Imagine o quanto sua empresa poderia economizar se pudesse escolher o equipamento certo para suas necessidades e regulá-lo adequadamente.

Ficou curioso e quer saber como imprimir no modo econômico? Continue a leitura e descubra!

Economize na tinta

Configurar sua impressora em um modo mais econômico não poderia ficar de fora das sugestões. Para isso, o primeiro passo é alterar a qualidade da impressão para evitar um grande desperdício. Por isso, opte pelo modo “rascunho” nas configurações e garanta uma menor quantidade de tinta gasta.

Outra sugestão para economizar tinta é alterar a resolução das imagens. Algumas impressoras possuem essa opção de alteração da quantidade de pixels por polegada. Então, se a sua empresa não exige impressões com altas qualidades, opte pela compra de equipamentos com essa opção. Quanto maior for o valor dos pixels, maior o número de pontos coloridos. Isso eleva a quantidade de tinta gasta.

Imprima no modo econômico

Outra configuração de como imprimir no modo econômico é optar pelo modo econômico. Como o próprio nome sugere, essa opção serve para poupar tinta. O resultado disso é uma impressão mais clara do que seria ao realizar o processo no modo normal.

Se o documento a ser impresso for de uso pessoal, não existe problema nenhum em realizar a impressão no modo econômico, garantindo menos gastos com impressão.

Imprima frente e verso

Os gastos com papel estão entre as principais causas para o desmatamento em todo o mundo. Uma outra forma de economizar com as impressões e ser ecologicamente sustentável é realizar a impressão na frente e verso da folha de sulfite. Essa pequena atitude pode ajudar a reduzir pela metade o previsto do número de páginas utilizadas mensalmente pela sua equipe.

Para imprimir no modo duplex, é preciso ativar essa opção nas preferências da impressora. Você pode optar por transformar esse tipo de impressão como um padrão para todos os documentos. Caso o seu equipamento não suporte essa opção, ainda é possível pegar cada folha de papel e coloca-la novamente na impressora após virá-la.

Diminua o tamanho da fonte e o espaçamento

Se é para diminuir o número de páginas impressas, reduzir o tamanho da fonte e o espaçamento também contribuem para isso. Normalmente os documentos possuem como tanho da fonte entre 11 e 12 pontos. No entanto, letras com tamanho 9 e 10 também podem ser confortáveis para a leitura, dependendo do tamanho do texto e da pessoa que vai receber a impressão.

Além do mais, se você quiser saber qual tipo de letra economiza mais tinta, saiba que, de acordo com uma série de testes realizados para descobrir alternativas mais econômicas, o blog Printer — especializado em impressão —, chegou a uma conclusão curiosa. A fonte Century Gothic se apresenta como a letra que menos gasta e chega a ser 30% mais econômica que a Arial.

Em relação ao tamanho do parágrafo, normalmente, a maioria da documentação é organizada com uma única linha entre os parágrafos. Contudo, caso você prefira um espaçamento menor para economizar páginas, também é possível mexer na formatação.

Altere as margens

Outro fator que pode ser alterado para reduzir a quantidade de páginas impressas é a alteração de margens. Afinal, na maioria dos casos, a existência delas é meramente estética ou apenas para garantir que o seu polegar não cubra o texto da página.

No entanto, se a sua prioridade é realmente economizar, a maioria das impressoras podem lidar com margens abaixo do padrão e essa redução permite que os usuários possam adicionar mais palavras a páginas. Ou seja, o tamanho do seu trabalho será reduzido.

Para realizar esse ajuste você pode ir diretamente na página ou seção preferência da impressão do editor de texto que você utiliza, como o Word, por exemplo.

Use o modo preto e branco

A não ser que a sua impressão precise ser uma página em cores, você pode optar pelo modo preto e branco. Afinal, não é incomum que as máquinas utilizem os tons primários para preencher o prato da sua imagem. Desse modo, uma sugestão é garantir que todas as impressões ocorrem nessa coloração.

Esgote o cartucho

Conforme já mencionado, os gastos com cartuchos de tinta podem sair caro. Por isso, a dica final de como imprimir no modo econômico e gastar menos dinheiro é a seguinte: quando a impressora indicar que a tinta está acabando, não troque o cartucho imediatamente. Quando ela não estiver mais em funcionamento, você pode retirar o cartucho e sacudi-lo imediatamente. Isso possibilita que ele funcione por um tempo maior e seja melhor distribuído.

Além do mais, é importante que você nunca desligue a impressora enquanto ela está tentando imprimir algo. Isso pode levar a uma série de consequências negativas, como entupimento do cartucho e vazamento de tinta. Ou seja, a ação acarretaria em custos desnecessários para sua empresa.

Existem ainda outras opções para aqueles que querem saber como imprimir no modo econômico. O sistema de gerenciamento e monitoramento de impressão da WebPrinter é um exemplo disso. Ele fornece a gestão dos recursos que possibilita uma redução de despesas em impressão, trazendo também o conceito de sustentabilidade ambiental para a sua empresa.

Além de proporcionar total controle via Web sobre os custos de suas impressões, o WebPrinter também permite aplicar políticas para a realização de impressão para os funcionários. Através de um conjunto de regras, o sistema dispõe de uma solução que combina o gerenciamento de impressão de rede e um registro de trabalhos de impressão. Assim, o WebPrinter se torna uma solução intuitiva que lhe permite visualizar as estatísticas de impressão da sua empresa.

Então, que tal entrar em contato conosco da WebPrinter e conferir mais detalhes desse sistema? Confira!

Posts relacionados

Deixe uma resposta