saas saas

Software como serviço (SaaS): o que é e como funciona?

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

SaaS é a sigla em inglês para Software as a Service, ou seja, software como serviço. Na prática, significa uma ferramenta, normalmente disponibilizada em nuvem, acessível para usuários cadastrados por período pré-determinado de tempo de acordo com o contrato firmado. Ou seja, é um modo de distribuição de software por meio de uma assinatura.

Alguns exemplos bem conhecidos de SaaS são as plataformas de conteúdo em streaming como Netflix, Spotify e Deezer, entre outros. O que não significa que o software como serviço é limitado a elas. Ferramentas para negócios também são comercializadas nesse formato, inclusive, com o licenciamento para vários usuários com níveis de acesso diferenciados em uma mesma empresa.

Por isso, se você ainda tem dúvidas sobre como funciona o SaaS, quais as vantagens de utilizar esse tipo de serviço na sua empresa e para que ele pode ser usado, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre software como serviço.

Como funciona um SaaS?

O software como serviço funciona por meio de uma assinatura durante o período em que o serviço é prestado, ou seja, somente enquanto o software está sendo utilizado, ao contrário dos softwares que precisam ser comprados por um valor muito maior e se a empresa não se adaptar a ele, o investimento feito é perdido.

Veja nos tópicos a seguir, mais detalhadamente, como funciona um SaaS.

Forma de pagamento

Um dos principais diferenciais do SaaS é o modo como o serviço é cobrado, que normalmente, é valor mensal bem inferior ao preço da compra de software. Algumas empresas também disponibilizam o pagamento por meio de anuidade.

A forma de pagamento mais comum é a cobrança recorrente por meio de um cartão de crédito, porém, também existem os que cobrem com a emissão de boleto bancário. Uma vez cancelado o serviço, a cobrança deixa de ser realizada.

Meios de gerenciamento

O gerenciamento do SaaS é feito por meio de uma plataforma online com diferentes níveis de acesso para cada usuário de uma empresa, sendo que mudanças mais significativas só podem ser feitas por um administrador, que gerencia inclusive, quem terá acesso a que.

Recursos de acesso

Por se tratar de uma plataforma online rodando em nuvem, o acesso pode ser feito de qualquer lugar e a qualquer hora e, mais uma vez, de acordo com as permissões de acesso fornecidas pelo administrador da assinatura.

Frequência de atualizações

A partir das interações do usuário com o sistema, o seu desenvolver coleta dados capazes de fornecer insights para que melhorias sejam feitas periodicamente, por isso, as atualizações são bem frequentes. No entanto, não é preciso se preocupar elas, pois ao contrário dos softwares instalados no dispositivo do usuário, elas são feitas no servidor e ficam acessíveis automaticamente.

Quais as vantagens de adotar um software como serviço?

Só de entender como funciona um SaaS já é possível perceber que ele oferece uma série de vantagens sobre os demais tipos de distribuição de softwares. Veremos nos tópicos seguintes, quais são elas.

Acesso de qualquer lugar

Por rodar a partir da nuvem ele fica acessível de qualquer lugar e a qualquer hora e na maioria dos casos, inclusive a partir de dispositivos móveis. Desse modo ele permite que o trabalho da sua empresa seja feito mesmo remotamente, dando mais liberdade a colaboradores e gestores e ampliando as possibilidades de modelos de contratação da empresa.

Suporte e melhorias contínuas

O SaaS normalmente conta com uma equipe de onboarding, que ajuda na implementação do uso do sistema na empresa, e outra de suporte, que auxilia o usuário em qualquer dúvida ou dificuldade que ele venha a ter.

É justamente a partir desses problemas que chegam até o suporte que se torna possível identificar onde o sistema pode ser melhorado e o que precisa ser corrigido. Desse modo, o software como serviço é atualizado com novas funcionalidades constantemente.

Redução de custos

O preço mensal da licença por usuário é bem inferior ao custo de uma definitiva, além disso, se houver qualquer problema em relação a adaptação da empresa, ele poderá ser cancelado sem gerar grandes despesas, já que só se pega pelo período utilizado.

Possibilidade de personalização

O software por serviço também conta com a vantagem de ser totalmente personalizável às necessidades da sua empresa e, inclusive, com a ajuda da equipe de suporte.

Maior segurança dos dados

O risco de perda de dados é praticamente nulo, já que eles estão armazenados em nuvem e contam com os backup realizados pelo desenvolvedor para garantir a sua integridade e segurança.

Para quais funções um SaaS pode ser utilizado na empresa?

Existem diversas funções para as quais um SaaS pode ser utilizado, mas as principais delas dentro de uma empresa são as que veremos a seguir.

Sistema de gestão

O sistema de planejamento e gestão de recursos empresariais, os ERPs (Enterprise Resource Planning) são os softwares como serviço mais comuns. Eles integram diversas funcionalidades que abrangem praticamente todos os departamentos de uma empresa.

Serviço de CRM e e-mail marketing

Os softwares de gestão de relacionamento com o cliente também são comumente encontrados como SaaS e, na maioria dos casos, também oferecem serviços de automação de marketing ou se integram com outros softwares como serviços específicos para esse fim.

Softwares de gerenciamento de impressão

Os softwares de gerenciamento de impressão são de extrema importância para uma empresa, já que permite a economia nos custos da impressão e mais segurança ao imprimir de documentos sigilosos. Quando fornecidos como SaaS se tornam ainda mais vantajosos, já que passam a permitir o gerenciamento remoto e o suporte continuo do fornecedor.

O WebPrinter é o melhor exemplo das funcionalidades extras permitidas por um sistema de gerenciamento de impressão SaaS. Veja algumas delas:

  • 100% online e não requer servidor local;
  • gera diversos tipos de relatórios e gráficos para acompanhar todas as impressões realizadas na empresa;
  • define cotas de impressão;
  • implementação rápida e fácil;
  • acessível de qualquer lugar;
  • backups diários;
  • permite o cancelamento sem cobrança de taxas ou multas rescisórias.

Como você pôde ver, há diversos tipos de serviços acessíveis por meios de SaaS e que oferecem muito mais vantagens do que a compra de um software, incluindo as financeiras. Adotar um deles, como o de gerenciamento de impressão, por exemplo, representa uma economia ainda maior para sua empresa, além da otimização de processos e maior produtividade.

E agora que você já entende como funciona um software como serviço solicite agora mesmo um teste gratuito do WebPrinter e veja como ele é útil para a sua empresa!

Posts relacionados

Deixe uma resposta